domingo, 9 de janeiro de 2011

Trabalho infantil?


A Bel arrumando sua cômoda? O Kako e a Isa dobrando roupas para organizar o armário dos meninos? O Kako e Bel fazendo até serviço de pintura? O Léo varrendo a cozinha apesar da dor de ouvido? O que estará acontecendo? Será a confluência astral de 2011?
Ou será algum segredinho da tia Vevi?


Sim, pode ser. Pode ser a tabela de controle de comportamento. O uso da tela (leia-se computador, videogame, TV e até celular) é determinado por estrelas conquistadas. Para conquistar estrelas contam questões como obedecer de imediato, cuidar de seu quarto sem precisar pedir, atitude de paz em geral. A quantidade de tempo conquistado nas telas irá depender do brilho da estrela conquistada. Já briga, reclamação, desobediência, palavrão, mau-humor, bagunçar e não arrumar, sujar e não limpar, toalha molhada na cama e falta de banho ou escovação dentária geram cocozinhos. Cocôs implicam em gancho da piscina, ficar sem tela ou ainda trabalho doméstico mais ou menos prazeroso de acordo com quão fétido for o cocô.

Várias crianças ganhando várias estrelas pode levar a premiações ainda maiores como uma ida ao parque Tupã.
As crianças quiseram fazer as tabelas para os adultos, mas a casa julgou impróprio. Em todo caso, fizeram uma mesmo assim e colocaram um cocozão para a vó Marli que não para de falar a palavra com "M" e ainda por cima botou o gelo de groselha que eles fizeram na cerveja que serviu para ela e para a tia Tânia.
Ps: Em tempo vale salientar que embora os professores da casa sejam defensores da aprendizagem significativa e, portanto contra propostas behavioristas de controle de comportamento relacionadas a aprendizagem, concordam com Skinner quando o assunto for estritamente comportamental, nestes casos nada funciona melhor que punição ou recompensa. Experimente.

Um comentário:

  1. rsssssssss...essas listinhas funcionam...

    Aqui com Neno, até pra lista de comidas!!! Gostei de ver o "afinco" e a garra surgida "espontaneamente" das crianças,rsr...

    um beijo,continuem e perdoem as mais velhas...tem direito adquirido!!! beijos,chica

    ResponderExcluir